Thursday, July 1, 2010

Série Ípsilon XIV - 24 Hour Party People

Depois de resolvidos alguns problemas técnicos no sistema de som do meu leitor de DVD posso enfim retomar o visionamento dos filmes da série ípsilon e terminar esta rubrica. 24 Hour Party People foi o filme que se seguiu, um filme de Michael Winterbottom que talvez interesse mais a melómanos do que a cinéfilos.

Michael Winterbottom conta então a história, não de Tony Wilson, mas do que ele alcançou. O filme começa no momento alto do período punk, Buzzcocks, Sex Pistols, Iggy Pop, Siouxsie... todos são mencionados e vêm-se algumas imagens de concertos.
Partindo daí, Tony Wilson foi o principal impulsionador da cena musical de Manchester e do movimento post-punk. Insatisfeito com o seu trabalho na Granada Television e farto de se limitar a mostrar bandas na televisão, este visionário decidiu deitar mãos à obra e começar promover concertos. Uma coisa levou a outra e, eventualmente, fundou a sua própria editora - a Factory Records, responsável por nomes como os Joy Division (e mais tarde New Order) ou os Happy Mondays e, por fim, abrindo uma discoteca (The Haçienda) que deu um grande contributo para o nascimento da cultura rave.


Tony Wilson é um indivíduo excêntrico e a história dos seus feitos e do seu legado é extraordinária, cheia de momentos bizarros e altamente improváveis. Talvez por isso os criadores de 24 Hour Party People  tenham também decidido criar um filme tão pouco convencional.

Ao longo do filme podem ver-se as já mencionadas imagens de arquivo de concertos, diversas personalidades reais têm aparições como figurantes e Tony Wilson, tendo perfeita consciência de estar dentro de um filme,  dirige-se directamente ao espectador por diversas vezes quebrando a chamada quarta parede com conhecimentos de acontecimentos futuros ou inclusivamente confirmando ou desmentindo certos acontecimentos do filme como tendo ou não acontecido dessa forma. O mesmo acontece com o trailer, como se pode ver abaixo.


Coincidência ou não, apesar do ar de tótó do "Ian Curtis de 24 Hour Party People", este filme faz um excelente complemento a Control (e vice-versa) e, à semelhança desse, é um filme imperdível para qualquer fã das bandas e estilos musicais mencionados ou de música em geral.

Ponto da situação:
I - Juno
II - Control
III - About Schmidt
IV - Le schaphandre et le papillon
V -Mon Oncle
VI - Valmont
VII - Mysterious Skin
VIII - Tess (1)
IX - El Cielo Gira
X -2 Days in Paris
XI - Climas
XII - The Last Days
XIII - L'Esquive
XIV - 24 Hour Party People
XV - Europa
XVI - Land of Plenty (2)
XVII - Yadon Ilaheyya (2)
XVIII - The Station Agent (2)
XIX - L'Enfant (2)
XX -The Magdalene Sisters (2)


(1) Assim que encontrar o DVD | (2) Em breve
13bly