Monday, July 12, 2010

Série Ípsilon XVI - Land of Plenty

O sonho americano é muito bonito mas para muitos (talvez a grande parte), não passa disso mesmo - um sonho. Land of Plenty é um retrato de um país de contrastes, completamente desequilibrado e que ficou profundamente marcado pelos atentados de 11 de Setembro.

Land of Plenty foi um filme que me surpreendeu. Não sabia bem o que esperar - ainda não tinha visto nenhum filme de Wim Wenders - mas fiquei muitíssimo bem impressionado com a realização e todo o ambiente melancólico e envolvência do filme. Devo dizer que terá sido um dos filmes desta colecção que mais gostei.


Passado sensivelmente um ano após os atentados de 11 de Setembro, toda a América está ainda mergulhada na sombra desse terrível acontecimento. Alguns dos seus cidadãos mais fanáticos, defensores acérrimos de uns EUA utópicos, ficaram envoltos em paranóia. É essa a situação de Paul, um veterano de guerra que agora dedica a sua vida a investigar conspirações imaginárias vendo comportamentos suspeitos em todos os árabes que vê na rua. Paul, como quase todo o país, vivem com a preocupação obsessiva do terrorismo fechando os olhos a uma série de problemas internos cuja resolução estaria ao seu alcance não fosse essa alienação.

No espectro oposto a Paul está Lana, sua sobrinha. Tendo nascido em Ohio, Lana passou grande parte da sua vida em África a acompanhar os seus pais em missão. Regressa agora aos EUA depois de uns anos a viver na Palestina. A sua experiência de vida dá-lhe outra visão e  Lana dedica-se a ajudar os outros sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito. Incomoda-lhe que nos EUA não haja mais consciência dos problemas do médio oriente e dos próprios problemas do país. No fundo, apesar da tenra idade tem mais noção da realidade e do engodo que é o 'sonho americano' do que o seu tio que vive numa ilusão.


Land of Plenty não é um filme perfeito, tem alguns problemas como todos os outros. Esses problemas pareceram-me no entanto pouco relevantes face à mesnagem que o filme transmite. Mais do que um conflito político de esquerda contra direita (representado por Paul e Lana) diria que Wim Wenders fez uma reflexão sensível à mentalidade dos americanos e às cicatrizes profundas causadas pelo 11 de Setembro.
Irei certamente aconselhar este filme a muita gente.


Ponto da situação:

I - Juno
II - Control
III - About Schmidt
IV - Le schaphandre et le papillon
V -Mon Oncle
VI - Valmont
VII - Mysterious Skin
VIII - Tess (1)
IX - El Cielo Gira
X - 2 Days in Paris
XI - Climas
XII - The Last Days
XIII - L'Esquive
XIV - 24 Hour Party People
XV - Europa
XVI - Land of Plenty
XVII - Yadon Ilaheyya (2)
XVIII - The Station Agent (2)
XIX - L'Enfant (2)
XX -The Magdalene Sisters (2)

(1) Assim que encontrar o DVD | (2) Em breve
13bly