Thursday, July 15, 2010

Série Ípsilon XVII - Yadon Ilaheyya

Em português o título deste filme é "Intervenção Divina", consideravelmente mais fácil de dizer do que "Yadon Ilaheyya" e bastante mais fácil de ler do que "يد إلهية‎". Esta produção do realizador israelo-palestiniano Elia Suleiman (que também desempenha o papel principal) estrou em 2002 e fez furor em Cannes, onde arrecadou o Grande Prémio do Juri e o prémio FIPRESCI (dos críticos). 


Em geral Intervenção Divina é catalogado como uma comédia negra surrealista e, segundo me disse a wikipedia, com este filme Elias Suleiman foi comparado a Buster Keaton, Jim Jarmusch e Jacques Tati. Devo dizer que estas compareções me parecem amplamente exageradas.


Não vou perder muito tempo a escrever sobre este filme porque achei-o bastante mau. Para ser honesto penso que não entendi este filme, muitas das cenas pareceram totalmente desconexas e sem qualquer relevância para a 'trama central'. Intervenção Divina é parco em diálogos mas a sua ausência não é compensada por algum outro atributo como uma estética mais arrojada, uma história cativante ou expressões corporais exageradas (veja-se como o belíssimo Mon Oncle colmatou bem a ausência de diálogos). Muitas das cenas (e portanto grande parte do filme) acabaram por ser mesmo aborrecidas e quase não esbocei um único sorrriso (o que para um filme que é classificado como comédia é capaz de indiciar alguma coisa).

As cenas surreiais foram as mais interessantes do filme (tanto a cena em que a mulher atravessa a fronteira como a batalha fantasiosa com um grupo de soldados em treino são divertidas) mas não entendi de que forma é que estas encaixam no restante filme - deduzo que sejam o reflexo das fantasias e desejos do personagem principal mas as cenas estavam desenquadradas de todo o ambiente do filme que pareciam simplesmente caídas do céu.

Em suma, penso que já deu para perceber que não gostei de Yadon Ilaheyya e digo até que futuramente me irei manter afastado de outras produções de Elia Suleiman.

Ponto da situação:

I - Juno
II - Control
III - About Schmidt
IV - Le schaphandre et le papillon
V -Mon Oncle
VI - Valmont
VII - Mysterious Skin
VIII - Tess (1)
IX - El Cielo Gira
X - 2 Days in Paris
XI - Climas
XII - The Last Days
XIII - L'Esquive
XIV - 24 Hour Party People
XV - Europa
XVI - Land of Plenty
XVII - Yadon Ilaheyya
XVIII - The Station Agent (2)
XIX - L'Enfant (2)
XX -The Magdalene Sisters (2)

(1) Assim que encontrar o DVD | (2) Em breve
13bly