Tuesday, July 27, 2010

Série Ípsilon XVIII - The Station Agent

The Station Agent é um simples e despretensioso misto entre drama e comédia. Em 2003 foi o "filme sensação" do festival de Sundance (venceu três prémios) mas os seus feitos não ficaram por aí. The Station Agent conquistou um notável rol de prémios em festivais de cinema independente, muitos deles relacionados com a qualidade do argumento ou das prestações do elenco. Talvez seja ainda pertinente destacar que Thomas McCarthy (realizador e argumentista) levou ainda para casa um BAFTA para melhor argumento original.


Finbar McBride é anão e a forma como as pessoas o trataram toda a vida afectou-o moldando-lhe uma personalidade fechada e levando-o a refugiar-se em tudo o que for relacionado com comboios que se tornaram o seu hobby e paixão. Quando o seu único amigo morre, ele herda um terreno rural que incluía uma pequena estação de comboios. Procurando isolar-se e refugiar-se na sua própria solidão Fin muda-se para a tradicional estação ferroviária, mas acaba por sair-lhe o tiro pela culatra.

Joe Oramas é linguarudo e até chato. Por motivos de doença do pai ele está responsável pela roullote de cachorros quentes da sua família e diariamente estaciona-a junto da (até então) abandonada estação de comboios. Contrariamente a Fin que tenta fugir do contacto humano, Joe  procura-o insistentemente e vai fazer tudo por tudo para travar amizade com o seu novo 'vizinho'.
O terceiro elemento desta equação é Olivia Harris, cliente diária de Joe, que se encontra num estado de desequilíbrio emocional pela perda de um filho pequeno. Os três vão formar uma amizade algo disfuncional, aprender uns com os outros e complementar-se mutuamente.

The Station Agent consegue um equilíbrio agradável entre os momentos humorísticos e dramáticos demonstrando a sensibilidade de Tom McCarthy e fazendo deste pequeno e aparentemente inofensivo filme em algo especial e invulgar. Vale bem a pena apanhar este comboio!

Ponto da situação:
I - Juno
II - Control
III - About Schmidt
IV - Le schaphandre et le papillon
V -Mon Oncle
VI - Valmont
VII - Mysterious Skin
VIII - Tess (1)
IX - El Cielo Gira
X - 2 Days in Paris
XI - Climas
XII - The Last Days
XIII - L'Esquive
XIV - 24 Hour Party People
XV - Europa
XVI - Land of Plenty
XVII - Yadon Ilaheyya
XVIII - The Station Agent
XIX - L'Enfant (2)
XX -The Magdalene Sisters (2)

(1) Assim que encontrar o DVD | (2) Em breve
13bly