Saturday, August 7, 2010

Série Ípsilon XIX - L'Enfant


L'Enfant venceu a cobiçada Palma de Ouro de Cannes em 2005 e colocou os irmãos Jean Pierre e Luc Dardenne no grupo exclusivíssimo de realizadores que conquistaram esse galardão duas vezes (o seu filme Rosetta de 1999 já tinha antes sido premiado).



Bruno, aos 20 anos, é um jovem delinquente que vive de pequenos crimes que planeia com alguns parceiros ainda mais jovens. É irresponsável e impulsivo limitando-se a fazer o que lhe apetece sem prestar satisfações a ninguém. Sofia, aos 18 anos é ainda muito inocente confiando em Bruno apesar de saber que ele talvez não seja digno dessa confiança. Engravida de Bruno e, quando nasce a criança (Jimmy), parece não querer reparar nos sinais de desinteresse que ele demonstra pelo filho. O primeiro instinto será de associar o título do filme a Jimmy, mas na verdade este pode tanto se pode referir a Bruno como a Sofia que têm algumas atitudes típicas de crianças (a irresponsabilidade dele e a inocência dela).

Seria lógico esperar uma mudança drástica na vida dos dois, mas tal não acontece. Sofia não pode trabalhar, mas Bruno recusa-se a mudar o seu estilo de vida e continua com as pequenas malabarices fazendo algum dinheiro para, logo de seguida o gastar irresponsavelmente em futilidades. A sua vida vai acabar por mudar, mas não será por vontade sua e definitivamente não para melhor.


A forma como a história foi contada e, portanto, o trabalho dos realizadores neste filme uma importância muito grande. As longas cenas com planos aproximados a acompanhar os personagens na sua angústia, principalmente (e sem querer revelar muito) os momentos passados com Bruno e o bébé são emoção crua para o espectador que está sempre a contar que a cena mude de rumo. 

L'Enfant é uma história simples mas alguns truques aparentemente pequenos (que são o que afinal  pode fazer um bom filme) como a utilização de handycams, luz natural e a ausência de banda sonora conferem às imagens uma grande crueza tornam o filme intenso e próximo de nós fazendo com que nos envolvamos mais com os personagens

Ponto da situação:
I - Juno
II - Control
III - About Schmidt
IV - Le schaphandre et le papillon
V -Mon Oncle
VI - Valmont
VII - Mysterious Skin
VIII - Tess (1)
IX - El Cielo Gira
X - 2 Days in Paris
XI - Climas
XII - The Last Days
XIII - L'Esquive
XIV - 24 Hour Party People
XV - Europa
XVI - Land of Plenty
XVII - Yadon Ilaheyya
XVIII - The Station Agent
XIX - L'Enfant
XX -The Magdalene Sisters (2)

(1) Assim que encontrar o DVD | (2) Em breve
13bly