Saturday, July 31, 2010
Uma visita ao Paraíso
Friday, July 30, 2010
"Ouve lá Toni!" | "Olha lá Zézé!"
06/12/1954 - 30/07/2010
As gargalhadas e bons momentos não têm preço. António Feio proporcionou-me muitos dos dois tanto na série (que acompanhava religiosamente) e nos pequenos sketches soltos que protagonizou na sua carreira como mais tarde no Filme da Treta e, principalmente, na primeira das peças da Treta que tive o prazer de assistir na Casa das Artes de Famalicão. A 'Treta' acabou, mas a memória do seu talento e o seu legado no humor e na cultura portuguesa permanecem intactos.
Até sempre António, obrigado pelas gargalhadas.
13bly
Thursday, July 29, 2010
O regresso do frenesim de Madison Avenue
Com o final da terceira temporada de Breaking Bad, da primeira de Treme e com quinta de Dexter ainda a cerca de dois meses de distância fiquei subitamente sem 'nada para ver' nesta aparente silly season televisiva. Isto até me aperceber que Donald Draper e companhia voltaram.
13bly
Wednesday, July 28, 2010
O Sol quando nasce é para todos!
13bly
Tuesday, July 27, 2010
Série Ípsilon XVIII - The Station Agent
The Station Agent é um simples e despretensioso misto entre drama e comédia. Em 2003 foi o "filme sensação" do festival de Sundance (venceu três prémios) mas os seus feitos não ficaram por aí. The Station Agent conquistou um notável rol de prémios em festivais de cinema independente, muitos deles relacionados com a qualidade do argumento ou das prestações do elenco. Talvez seja ainda pertinente destacar que Thomas McCarthy (realizador e argumentista) levou ainda para casa um BAFTA para melhor argumento original.
Finbar McBride é anão e a forma como as pessoas o trataram toda a vida afectou-o moldando-lhe uma personalidade fechada e levando-o a refugiar-se em tudo o que for relacionado com comboios que se tornaram o seu hobby e paixão. Quando o seu único amigo morre, ele herda um terreno rural que incluía uma pequena estação de comboios. Procurando isolar-se e refugiar-se na sua própria solidão Fin muda-se para a tradicional estação ferroviária, mas acaba por sair-lhe o tiro pela culatra.
Joe Oramas é linguarudo e até chato. Por motivos de doença do pai ele está responsável pela roullote de cachorros quentes da sua família e diariamente estaciona-a junto da (até então) abandonada estação de comboios. Contrariamente a Fin que tenta fugir do contacto humano, Joe procura-o insistentemente e vai fazer tudo por tudo para travar amizade com o seu novo 'vizinho'.
O terceiro elemento desta equação é Olivia Harris, cliente diária de Joe, que se encontra num estado de desequilíbrio emocional pela perda de um filho pequeno. Os três vão formar uma amizade algo disfuncional, aprender uns com os outros e complementar-se mutuamente.
Ponto da situação:
I - Juno II - Control III - About Schmidt IV - Le schaphandre et le papillon V -Mon Oncle VI - Valmont VII - Mysterious Skin VIII - Tess (1) IX - El Cielo Gira X - 2 Days in Paris | XI - Climas XII - The Last Days XIII - L'Esquive XIV - 24 Hour Party People XV - Europa XVI - Land of Plenty XVII - Yadon Ilaheyya XVIII - The Station Agent XIX - L'Enfant (2) XX -The Magdalene Sisters (2) |
Sunday, July 25, 2010
mixtape número trinta e cinco
13bly
Saturday, July 24, 2010
(X por Y)^23
X= Hurt (Nine Inch Nails); | Y= Sapo Cocas |
Friday, July 23, 2010
"The dolphin's smile is nature's greatest deception.
Quando se depara com os horríveis massacres que ocorrem na baía de Taiji, Japão, Richard O'Barry fica chocado com a forma como toda a situação é ocultada do público pelos média e até protegida pelo governo e instituições de defesa dos animais. Nasce então The Cove, num esforço de trazer a público as atrocidades que ocorrem numa baía escondida numa pequena vila piscatória no Sul do Japão. Para isso reúne uma equipa de especialistas ao estilo de Ocean's Eleven (como ele próprio diz) e juntos lançam-se numa perigosa missão de espionagem.
The Cove tem muito que se lhe diga - não é simplesmente um documentário sobre maus tratos a animais. É desmascarada toda uma conspiração de grande escala cujos tentáculos tocam muitas áreas sensíveis (governo, instituições de protecção de animais, média, indústria alimentar e saúde). São essas descobertas, associadas simultaneamente aos grandes (e muito pouco discretos) entraves à recolha de imagens da baía e à forma como Ric e a sua equipa os contornaram que tornam The Cove num documentário empolgante do primeiro ao último minuto.
Importa recordar que para além dos prémios constantes da imagem acima, The Cove venceu ainda o Oscar de Melhor Documentário o que, em princípio será um indicador de vitória para Richard O'Barry que, mesmo que não consiga travar a matança dos golfinhos ao menos já conseguiu trazer o caso a público.
Apesar do reconhecimento quase geral da qualidade do documentário e da gravidade das situações nele expostas, diversos cinemas no Japão baniram este filme. Este é apenas mais um dos muitos contrastes berrantes de um país que, sendo um dos mais desenvolvidos do mundo, assume também atitudes tão pouco racionais.
13bly
Thursday, July 22, 2010
O dia-a-dia a alta velocidade
13bly
Wednesday, July 21, 2010
Se Deus tivesse um mp3... [19]
I know myself
and I know what i want to do
I'm doing my best
and I want to know
Is it good for you?
13bly
Monday, July 19, 2010
Vou apanhá-los todos!
13bly
Sunday, July 18, 2010
mixtape número trinta e quatro
13bly
Saturday, July 17, 2010
Aqui escreve-se português
Já está em vigor, ainda que em regime experimental, o novo Acordo Ortográfico (muito frequentemente apelidado de Desacordo Ortográfico). Muitas (se não mesmo grande parte) das publicações periódicas de Portugal já adoptaram (ou adotaram) as novas regras do 'bem escrever português' e a mim, tal como a muita gente (arrisco-me também a dizer à maioria), faz-me uma confusão danada.
Thursday, July 15, 2010
Série Ípsilon XVII - Yadon Ilaheyya
Em português o título deste filme é "Intervenção Divina", consideravelmente mais fácil de dizer do que "Yadon Ilaheyya" e bastante mais fácil de ler do que "يد إلهية". Esta produção do realizador israelo-palestiniano Elia Suleiman (que também desempenha o papel principal) estrou em 2002 e fez furor em Cannes, onde arrecadou o Grande Prémio do Juri e o prémio FIPRESCI (dos críticos).
Ponto da situação:
I - Juno II - Control III - About Schmidt IV - Le schaphandre et le papillon V -Mon Oncle VI - Valmont VII - Mysterious Skin VIII - Tess (1) IX - El Cielo Gira X - 2 Days in Paris | XI - Climas XII - The Last Days XIII - L'Esquive XIV - 24 Hour Party People XV - Europa XVI - Land of Plenty XVII - Yadon Ilaheyya XVIII - The Station Agent (2) XIX - L'Enfant (2) XX -The Magdalene Sisters (2) |
Tuesday, July 13, 2010
Monday, July 12, 2010
Série Ípsilon XVI - Land of Plenty
Land of Plenty foi um filme que me surpreendeu. Não sabia bem o que esperar - ainda não tinha visto nenhum filme de Wim Wenders - mas fiquei muitíssimo bem impressionado com a realização e todo o ambiente melancólico e envolvência do filme. Devo dizer que terá sido um dos filmes desta colecção que mais gostei.
Irei certamente aconselhar este filme a muita gente.
Ponto da situação:
I - Juno II - Control III - About Schmidt IV - Le schaphandre et le papillon V -Mon Oncle VI - Valmont VII - Mysterious Skin VIII - Tess (1) IX - El Cielo Gira X - 2 Days in Paris | XI - Climas XII - The Last Days XIII - L'Esquive XIV - 24 Hour Party People XV - Europa XVI - Land of Plenty XVII - Yadon Ilaheyya (2) XVIII - The Station Agent (2) XIX - L'Enfant (2) XX -The Magdalene Sisters (2) |
Sunday, July 11, 2010
mixtape número trinta e três
13bly
Saturday, July 10, 2010
"Passarinhos a bailar...
13bly
Thursday, July 8, 2010
∆=O CONNECTED
13bly
Wednesday, July 7, 2010
12º "Os fins justificam os meios"
finss.m.pl.Escopo, desígnio, alvo.
meioss.m.pl.Bens, fortuna, recursos, haveres.
|
|
|
Tuesday, July 6, 2010
“If the doors of perception were cleansed,
- William Blake
Surge agora When You're Strange - nome retirado da letra de People Are Strange, uma das minhas músicas favoritas. Este novo documentário gaba-se de contar a 'verdadeira história dos Doors' que foi algo deturpada no filme de Stone. Ray Manzarek, o homem dos teclados dos Doors, afirma até que este filme seria o 'anti-Oliver Stone'.
13bly
Sunday, July 4, 2010
mixtape número trinta e dois
13bly
Friday, July 2, 2010
Thursday, July 1, 2010
Série Ípsilon XIV - 24 Hour Party People
Depois de resolvidos alguns problemas técnicos no sistema de som do meu leitor de DVD posso enfim retomar o visionamento dos filmes da série ípsilon e terminar esta rubrica. 24 Hour Party People foi o filme que se seguiu, um filme de Michael Winterbottom que talvez interesse mais a melómanos do que a cinéfilos.
Michael Winterbottom conta então a história, não de Tony Wilson, mas do que ele alcançou. O filme começa no momento alto do período punk, Buzzcocks, Sex Pistols, Iggy Pop, Siouxsie... todos são mencionados e vêm-se algumas imagens de concertos.
Partindo daí, Tony Wilson foi o principal impulsionador da cena musical de Manchester e do movimento post-punk. Insatisfeito com o seu trabalho na Granada Television e farto de se limitar a mostrar bandas na televisão, este visionário decidiu deitar mãos à obra e começar promover concertos. Uma coisa levou a outra e, eventualmente, fundou a sua própria editora - a Factory Records, responsável por nomes como os Joy Division (e mais tarde New Order) ou os Happy Mondays e, por fim, abrindo uma discoteca (The Haçienda) que deu um grande contributo para o nascimento da cultura rave.
Ao longo do filme podem ver-se as já mencionadas imagens de arquivo de concertos, diversas personalidades reais têm aparições como figurantes e Tony Wilson, tendo perfeita consciência de estar dentro de um filme, dirige-se directamente ao espectador por diversas vezes quebrando a chamada quarta parede com conhecimentos de acontecimentos futuros ou inclusivamente confirmando ou desmentindo certos acontecimentos do filme como tendo ou não acontecido dessa forma. O mesmo acontece com o trailer, como se pode ver abaixo.
Ponto da situação:
I - Juno II - Control III - About Schmidt IV - Le schaphandre et le papillon V -Mon Oncle VI - Valmont VII - Mysterious Skin VIII - Tess (1) IX - El Cielo Gira X -2 Days in Paris | XI - Climas XII - The Last Days XIII - L'Esquive XIV - 24 Hour Party People XV - Europa XVI - Land of Plenty (2) XVII - Yadon Ilaheyya (2) XVIII - The Station Agent (2) XIX - L'Enfant (2) XX -The Magdalene Sisters (2) |