Tuesday, August 31, 2010

Ch-ch-ch-ch-changes!!

mudança
s.f.
- acto de mudar;
- troca;
- alteração, modificação, transformação (física ou moral);
- variação;
O 13 billion lightyears... é o meu espaço pessoal na blogosfera. Reflecte então uma parte de mim que não me importo de partilhar com toda a gente. Ao longo destes cerca de 3 anos e meio mudei muito e o 13bly acompanhou essa mudança.

Com o início de Setembro (mais precisamente amanhã) vou enfrentar aquela que será talvez a mudança mais significativa da minha vida até ao momento e sem dúvida uma das mais importantes - o mundo de trabalho. Um salário ao final do mês acarreta responsabilidade e irá sem dúvida gerar mudanças à minha pessoa. Uma vez que este blog é um reflexo de mim imagino que muita coisa mude também por aqui, sendo a mudança mais óbvia a frequência de posts.

Cheguei a pensar dar ao 13bly uma honrosa morte de herói e fechar o tasco em alta em vez de um lento definhar. Acabei por abandonar essa ideia pois sendo este um espaço que mantenho por prazer livre de ambições ou preocupações essa atitude não faria sentido. Optei por mantê-lo para nele me refugiar sempre que me apetecer e a agenda me permitir.


Até ao próximo post fica o acompanhamento musical mais óbvio para este assunto - Changes do David Bowie (a The Times They Are A-Changing do Bob Dylan seria também uma óptima escolha mas como já esteve no mp3 de Deus preferi variar).
Time may change me, but I can't change time. Palavras sábias.

13bly

Thursday, August 26, 2010

Vi-me grego!

Esta minha semana de ausência bloguística foi passada em Cós (Κως), uma pequena mas bonita e acolhedora ilha de grega pertencente ao grupo de ilhas Dodecanesas. Infelizmente a minha mobilidade esteve um pouco reduzida e não pude expandir a minha visita a ilhas vizinhas (como Rodes ou Patmos) ou até dar um saltinho a Bodrum na Turquia que fica a uns míseros 4 km de Cós e que aliás, tinha já visitado há uns anos.

Esta pequena ilha (sensivelmente 40 quilómetros de comprimento por 8 de largura) é conhecida como a terra natal de Hipócrates que é frequentemente apelidado de 'o pai da medicina'. A sua importância para a medicina moderna é tal que, ainda hoje os médicos se regem pelas linhas éticas definidas pelo famoso Juramento de Hipócrates. Mas chega de lições de história.

Hoje em dia Cós é uma ilha ainda relativamente pouco explorada pelo turismo e nota-se que tem tendência a crescer neste sentido. Efectivamente quase todas as suas localidades são pequenas vilas piscatórias ou aldeias no meio de uma imponente montanha que se ergue perto do centro da ilha. Em oposição com essas vilas ainda bastante rurais estão os muitos empreendimentos hoteleiros em construção. De entre as localidades destaca-se a 'capital' que dá o nome à ilha. Cós (a 'cidade') recebe diariamente dezenas de barcos carregados de turistas, sejam cruzeiros ou ferries oriundos de ilhas próximas ou da Turquia que fica mesmo ali ao lado.

Durante o Verão a ilha é invadida por turistas e as estradas e caminhos de terra ficam recheadas de carros, buggys, moto-quatros e lambretas alugadas. O aluguer de veículos parece até ser o negócio mais frutífero da ilha, pelo menos durante a época turística. Nos restantes 6 meses do ano é como se a ilha hibernasse - quase todos os restaurantes e lojas fecham e a população da ilha reduz-se aos cerca de 30.000 habitantes que recarregam energias para uma nova época de turismo.

Se ignorarmos o relevo consideravelmente mais acidentado, Cós aproxima-se um pouco do nosso Alentejo - a vegetação, o clima quente e a pachorrentice dos seus habitantes tornam essa comparação possível. Dado o clima, a já referida pachorrentice é compreensível, mas toma contornos hilariantes quando se entra numa loja para comprar um qualquer recuerdo mais ou menos tradicional e se tem de procurar o lojista para pagar ou se apanha a senhora a dormir ao balcão e esta acorda e dá um grito assustado desatando à gargalhada de seguida. Tirando essa predisposição natural para a moleza, os habitantes de Cós são extremamente simpáticos e solícitos. Preocupam-se com o turista e mesmo que não falem inglês têm sempre um sorriso e um 'Kalimera' ("Bom dia!" em grego) para dar.

Foi pena não aproveitar a viagem e conhecer ainda que superficialmente outras ilhas ali da redondeza, mas como já disse, as circunstâncias não o permitiram. Foram portanto umas férias um pouco mais paradas do que gostaria e do que estou habituado mas não digo isto em tom de queixa pois ainda assim desfrutei desta belíssima semana e gostei bastante de Cós. Pode ser que no futuro surja a oportunidade de conhecer mais da Grécia e do seu povo simpático.

13bly

Wednesday, August 25, 2010

Friday, August 13, 2010

Caros amigos,

... vou de férias!

BOAS FÉRIAS PARA TODOS!!

Levo duas amigas e volto dia 22. Até lá isto vai estar parado.

13bly

Wednesday, August 11, 2010

Esta semana tanto a engenharia como as construções foram outras!

lego (é)
(inglês lego, marca registada)
s.m.
- jogo composto por várias peças de plástico que se encaixam umas nas outras e que permitem fazer vários tipos de construções;
- cada uma dessas peças.

Sem dúvida o melhor brinquedo do mundo!
(e ainda por cima descobri que vinha no dicionário)

13bly

Monday, August 9, 2010

A coisa promete!


Há séries que por um conjunto de factores parecem condenadas ao sucesso, Boardwalk Empire é uma delas. Esta série deverá estrear em meados de Setembro e, pela lista que se segue, e as condições para o sucesso são tantas que parece algum evento cósmico em que os planetas se alinham.



Não acreditam? Então reparem: 
  • Boardwalk Empire tem o carimbo de qualidade HBO o que deveria dar alguma confiança até aos mais cépticos;
  • Lembram-se dos Sopranos? Terrence Winter foi um dos seus mais destacados argumentistas e é ele o principal nome por trás desta adaptação do livro de Nelson Johnson - Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City
  • O primeiro episódio será realizado por Martin Scorcese e este manter-se-á bastante envolvido no projecto; 
  • O papel principal será desempenhado por Steve Buscemi e este partilhará holofotes com nomes como Michael Pitt (The Dreamers e Last Days), Kelly Macdonald (Trainspotting e No Country for Old Men) e Michael Kenneth Williams (o grande Omar Little de The Wire);
  • Por fim, importa dizer que a série é passada nos anos 20 durante o período da Lei Seca e que irá centrar-se na máfia e na indústria de entretenimento de Atlantic City (conhecida pelos seus casinos). 


ou este trailer menos artístico e mais esclarecedor

Sinto que por vezes me repito em posts deste género e talvez utilize este adjectivo vezes demais mas, se Boardwalk Empire não é imperdível então nada ou quase nada o será!

13bly

Sunday, August 8, 2010

mixtape número trinta e sete

8 músicas fresquinhas para este verão tórrido

13bly

Saturday, August 7, 2010

Série Ípsilon XIX - L'Enfant


L'Enfant venceu a cobiçada Palma de Ouro de Cannes em 2005 e colocou os irmãos Jean Pierre e Luc Dardenne no grupo exclusivíssimo de realizadores que conquistaram esse galardão duas vezes (o seu filme Rosetta de 1999 já tinha antes sido premiado).



Bruno, aos 20 anos, é um jovem delinquente que vive de pequenos crimes que planeia com alguns parceiros ainda mais jovens. É irresponsável e impulsivo limitando-se a fazer o que lhe apetece sem prestar satisfações a ninguém. Sofia, aos 18 anos é ainda muito inocente confiando em Bruno apesar de saber que ele talvez não seja digno dessa confiança. Engravida de Bruno e, quando nasce a criança (Jimmy), parece não querer reparar nos sinais de desinteresse que ele demonstra pelo filho. O primeiro instinto será de associar o título do filme a Jimmy, mas na verdade este pode tanto se pode referir a Bruno como a Sofia que têm algumas atitudes típicas de crianças (a irresponsabilidade dele e a inocência dela).

Seria lógico esperar uma mudança drástica na vida dos dois, mas tal não acontece. Sofia não pode trabalhar, mas Bruno recusa-se a mudar o seu estilo de vida e continua com as pequenas malabarices fazendo algum dinheiro para, logo de seguida o gastar irresponsavelmente em futilidades. A sua vida vai acabar por mudar, mas não será por vontade sua e definitivamente não para melhor.


A forma como a história foi contada e, portanto, o trabalho dos realizadores neste filme uma importância muito grande. As longas cenas com planos aproximados a acompanhar os personagens na sua angústia, principalmente (e sem querer revelar muito) os momentos passados com Bruno e o bébé são emoção crua para o espectador que está sempre a contar que a cena mude de rumo. 

L'Enfant é uma história simples mas alguns truques aparentemente pequenos (que são o que afinal  pode fazer um bom filme) como a utilização de handycams, luz natural e a ausência de banda sonora conferem às imagens uma grande crueza tornam o filme intenso e próximo de nós fazendo com que nos envolvamos mais com os personagens

Ponto da situação:
I - Juno
II - Control
III - About Schmidt
IV - Le schaphandre et le papillon
V -Mon Oncle
VI - Valmont
VII - Mysterious Skin
VIII - Tess (1)
IX - El Cielo Gira
X - 2 Days in Paris
XI - Climas
XII - The Last Days
XIII - L'Esquive
XIV - 24 Hour Party People
XV - Europa
XVI - Land of Plenty
XVII - Yadon Ilaheyya
XVIII - The Station Agent
XIX - L'Enfant
XX -The Magdalene Sisters (2)

(1) Assim que encontrar o DVD | (2) Em breve
13bly

Friday, August 6, 2010

(X por Y)^24


X= No Surprises (Radiohead);Y= Marissa Nadler
13bly

Thursday, August 5, 2010

Aquela articulação entre o braço e o antebraço.


Hoje acordei com uma dor aguda no cotovelo.

Estou há anos à espera deste concerto e vou ficar em casa enquanto milhares de pessoas o vão ver sem ter noção do que têm à frente dos olhos. Outros milhares vão simplesmente ignora-lo para ir beber uns canecos e engatar miúdas para a discoteca... Pérolas para porcos, meus amigos... Pérolas para porcos.

13bly

Wednesday, August 4, 2010

Como?! Importa-se de repetir? #4


Sou só eu que acho ridículo que o Avatar vá passar novamente pelos cinemas americanos rebaptizado de Avatar: Special Edition com uma impressionante duração acrescida de 8 minutos? Mesmo pondo de parte o meu 'ódiozinho de estimação' pelo filme e pelo seu realizador, acho que o Sr. James Cameron está a esticar demasiado a corda.


Não compreendo porque é que não incluíram esses 8 minutos de cenas extra (que não devem acrescentar grande coisa à experiência) no DVD/Blu-Ray do filme, ou melhor, compreendo talvez bem demais: 'extorquir' (com aspas porque só paga quem quer, apesar de continuar a achar desonesto) mais uns milhares de dólares aos fãs do filme. 
"Blá blá blá blá e a experiência 3D e cucos e periquitos..."

Tretas! Isto é puro incentivo ao consumismo com os olhos postos no lucro fácil. É fazer render o peixe ao máximo nem que tenham que lhe deitar perfume para disfarçar o mau cheiro. Dada a mensagem do filme, não deixa de ser irónico que a maior preocupação de James Cameron seja o verdinho das notas e não o das florestas.

13bly

Tuesday, August 3, 2010

XXI Fotograma

fotograma
s. m.,
cada imagem fotográfica de um filme;

THE HITCHHIKER'S GUIDE TO THE GALAXY
13bly

Monday, August 2, 2010

Televisão épica - The Pillars of the Earth


Quem é que sabia que estava a ser feita uma mini-série dos Pilares da Terra? Eu sabia (fruto de um pouco de pesquisa quando escrevi este post), não fazia era ideia que a produção estava tão adiantada. Neste caso, 'adiantada' é um eufemismo para 'já está a ser transmitida'. Esta adaptação da história épica de Ken Follet terá o total de 8 episódios, 3 dos quais já foram para o ar.

Passando os olhos pela lista das pessoas envolvidas neste projecto, saltam à vista dois produtores executivos - Ridley Scott (Alien, Blade Runner) e Tony Scott (Top Gun, True Romance) que, descobri agora, são irmãos.
O elenco é na sua grande parte desconhecido, ou pelo menos não muito famoso visto que apenas reconheci algumas caras e, na maior parte dos casos, não consegui localiza-las. Neste caso específico, dada a dimensão da obra e a complexidade dos personagens, isto é sem dúvida um ponto a favor até porque os castings foram na sua grande parte acertados. Aliás, não me consigo lembrar de uma adaptação mais perfeita em termos de casting - o responsável merece um prémio chorudo no salário. Para além disso os desempenhos  dos actores que interpretam os personagens mais relevantes têm sido excelentes.

Transportar toda a grandeza da obra d'Os Pilares da Terra para o pequeno ecrã seria uma façanha quase impossível mas, pelo que já vi (2 episódios), devo dizer que esta adaptação está melhor do que julgava possível. John Pielmeier (argumentista) fez um trabalho brilhante na transição do best-seller e não tenho nada a apontar ao trabalho de Sergio Mimica-Gezzan (realizador) apesar de que, imagino que seja um pouco difícil para quem nunca leu a obra acompanhar o novo ritmo mais acelerado de eventos e perceber todas as pequenas nuances nos personagens criados por Ken Follet.


The Pillars of the Earth é, sem sombra de dúvidas, um dos eventos televisivos do ano e não deve de forma alguma ser perdido. Ainda assim, não ficaria com a consciência tranquila se não deixasse aqui o conselho de primeiro ler a obra e só depois ver a série. Se alterarem a ordem dos factores duvido que a experiência seja tão agradável.

13bly

Sunday, August 1, 2010